Esparta: a cidade lacônica

Esparta foi uma cidade fundada pelos Dórios, últimos dos povos helênicos a invadir a Grécia, se localizava na região da Lacônia, na Península do Peloponeso. surgiu a partir de centros urbanos já existentes, consolidando assim em sua região pelo o seu poderio militar. Com inchaço das polis gregas ela optou por conquistar cidades próximas ao invés de colonizar e criar outras cidades como fizeram as outras polis gregas.

Sua fama vem da disciplina imposta aos cidadãos que trocavam as mães pelo o estado com apenas 7 anos, sendo obrigados a treinar a partir dali com outras crianças bem nascidas, para se tornarem futuros membros do exército espartano. A sociedade espartana era formada pelos Esparciatas que serviam o exercito, como ressaltei acima, existiam os periecos quer praticavam o comércio, não eram cidadãos propriamente ditos, mas também lutavam nas guerras mesmo sem treinamento adequado. Por ultimo existiam os hilotas que eram servos do estado, presos a terra, repassavam grande parte da colheita para seus senhores. 

Esparta conseguiu grande influência na Grécia Antiga devido a seu grandioso exército, participando de grandes guerras, como as Guerras Médicas, combatendo os Persas em Termópilas (onde com um exército reduzido conseguiram segurar a poderosa infantaria persa). Além disso venceram as ultimas tropas persas em Platéias.

Esparta cultivou uma grande rivalidade com Atenas, principalmente pela hegemonia sobre as cidades gregas. Com o crescente poder de Atenas e sua liga dos Delos, Esparta passou a construir alianças, criando assim a Liga do Peloponeso. Essas duas confederações de cidades gregas entraram em guerra na famosa Guerra de Peloponeso. Esparta venceu a guerra e criou a Hegemonia Espartana, que submeteu todas as cidades gregas ao seu domínio. Esse domínio só cessaria com o levante da cidade de Tebas liderada por Epaminondas que venceu Esparta na Batalha de Leuctras. Depois disso Esparta foi dominada assim como toda a Grécia pelos Macedônios e depois pelos Romanos.

A poderosa Infantaria Espartana


Cezar Silva
Professor de História   


Comentários

Mais Vistos

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita

Mitologia grega: Os olimpianos