Zé do Caixão: O cineasta e o ator



        José Mojica Marins, mais conhecido por seu grande personagem Zé do Caixão, é um produtor, diretor, roteirista e ator de filmes de terror. Trabalhando com cinema desde o fim da década de 1950, acostumado a poucos recursos, conseguiu desenvolver um trabalho relevante com muitos improvisos. 


        Seu personagem principal foi Zé do Caixão, que foi criado após um pesadelo que Mojica teve no final de Outubro de 1963. Esse personagem veio a tona no filme " A Meia Noite Levarei Sua Alma" de 1963. A personalidade de zé do caixão é de um sujeito nilista, ateu, cruel, sádico, que está a procura de uma mulher para criar o filho perfeito. A produção é paupérrima, com atores canastrões, porém mantém um atmosfera de medo, principalmente na imponência de sua figura principal. 



        Mojica conseguiu ainda com poucos recursos conseguiu fazer a continuação desse longa em 1966 com titulo de "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver", onde o Zé do Caixão continua procurando a mulher perfeita. A trilogia teve seu fim em 2008 com o filme "Encarnação do Diabo", com um Mojica bastante cansado de sua longa carreira de filmes.



        Mojica é fenomenal por conseguir com parcos recursos criar um cinema tão rico em personagens e com roteiros bastante inventivos, criando assim um universo requintado para produções de baixo valor comercial. O Brasil sempre teve grandes cineastas com pouco recursos, sempre optamos por fazer comédias e esquecemos o cinema de gênero. Por isso temos que referenciar quem apesar de falta de incentivo conseguiu produzir e criar filmografias importantes. 



       

Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita