Calígula: filme histórico ou pornografia

A Roma Antiga é uma fonte inestimável de estudos históricos e criações artísticas. Porém uma obra cinematográfica de 1979 causa até hoje uma grande polêmica, trata-se de Calígula (Caligola) produção Ítalo-americana protagonizada por Malcolm McDowell ( Laranja Mecânica)no papel do personagem titulo. O filme foi dirigido por Tinto Brass e escrito por Gore Vidal. O Calígula é mostrado como um louco assassino sem freios para sua perversidade, saindo de qualquer panorama com a realidade romana da época (Século I D.C). Mesmo assim a obra é relevante, pois é bem produzida com cerca de 20 milhões de dólares de investimento. O produtor Bob Guccione que havia desembolsado todo o dinheiro da produção não ficou satisfeito com o produto final e mandou refazer varias cenas, para incluir cenas de sexo explicito, o resultado foi a saída do diretor Brass.

 Analisando o filme vemos a cenas enxertadas, por exemplo, a uma cena de um verdadeiro bacanal que dura bastante tempo em tela. O corte final da película vem com essas cenas eróticas, fato que chocou a sociedade da época, não sendo um grande sucesso de bilheteria, sendo relembrado apenas pelas pessoas que gostam do cinema extremo e dos amantes de filmes históricos. E recomendável ver o filme, pois é bem interessante, principalmente seu personagem principal, Malcoln McDowell faz uma interpretação memorável com já havia feito em Laranja Mecânica, oito anos anos, me parece que o ator nasceu para dar a vida a homicidas/psicopatas. 

O elenco tem figuras com Peter O'Toole e Helen Mirren grandes estrelas de Hollywood na época. No Panorama histórico, o filme é baseado nos escritos de Tácito, historiador do século II, trata da vida da corte romana na época do imperador Calígula em podemos analisar a derrocada do sistema do principado que fora criada por Augusto Cesar. Outro ponto importante para analisar é o crescimento do poder da Guarda Pretoriana que assassina o imperador. Do ponto de vista histórico é recomendável a leitura da biografia de Calígula antes de assistir o filme.


Cezar Silva
Professor de História e Pseudo cinéfilo 

Comentários

Mais Vistos

Guerra de Canudos: Filme épico esquecido pelo grande Público

A Palestina na Época de Cristo: Aspecto Político

Os sumérios: Os inventores da Escrita